page-header
No Centro do Rio, na Lapa

Academia de Música Lorenzo Fernândez

A Academia de Música Lorenzo Fernândez é uma instituição privada de ensino da capital carioca. Através da formação técnica-profissionalizante, o estabelecimento proporciona conhecimento voltado para o desenvolvimento de indivíduos que desejam ingressar rapidamente no mercado de trabalho, orientados pelos valores éticos, humanitários e morais. Desse modo, ela se consolidou como uma das referências no estado.

A instituição entende a importância de ter uma estrutura física que auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Por ser uma escola técnica, seu foco está em qualificar seus alunos com ênfase no conhecimento prático sobre a sua área de formação.

Na educação técnica profissionalizante, o estudante deve ter acesso a materiais e equipamentos que possibilitem executar atividades relacionadas ao dia a dia da profissão. Dessa forma, a estrutura da Academia Lorenzo Fernandez proporciona a comunidade acadêmica, ambientes modernos, confortáveis e seguros, além dos equipamentos de última geração.

A Academia de Música Lorenzo Fernandez é parceira do Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do País, que já beneficiou milhares de brasileiros desde o início de sua atuação. Gostaria de ingressar na Academia de Música Lorenzo Fernandez e dar início no curso técnico dos seus sonhos, com uma bolsa de estudos? Não perca a oportunidade! Invista agora mesmo em seu futuro profissional, através de um desconto especial em sua mensalidade.

Nossa estrutura
background

Quem foi Lorenzo Fernândez?

Oscar Lorenzo Fenândez nasceu no Rio de Janeiro em 04 de novembro de 1897, vindo a falecer no dia 27 de agosto 1948, aos 50 anos.

Filho de pais espanhóis, ainda rapaz começou a tocar nas festas dançantes do centro galego. Deixou a faculdade de medicina para seguir o seu impulso criador musical, tendo ingressado na escola nacional de música (Universidade Federal) em 1917. Após um curso de raro brilhantismo em 1923, substituía seu mestre na cátedra de harmonia, contraponto e fuga e composição.

Aos 20 anos, estreia no cenário artístico internacional, tirando o 1.º prêmio com a sua composição “Trio Brasileiro”, que mereceu de Mário de Andrade a seguinte crítica ” O trio brasileiro revela um artista em plena posse e emprego de sua personalidade poderosa.” Nele, Lorenzo Fernândez, inteiramente convertido nos tipos melódicos e rítmicos nacionais, criou uma obra de suma importância que não só marca a etapa definitiva de sua carreira como serve para marcar uma data na evolução musical brasileira.

É vastíssimo o catálogo de suas obras, sinfônicas, camerísticas e para canto, piano, etc. Representou o Brasil várias vezes no exterior como regente à frente de várias orquestras e como conferencista. Sempre esteve na liderança de associação coletivas como a sociedade de cultura musical, academia brasileira de música. Foi fundador da revista ilustração musical. Foi, com Villa-Lobos, fundador do Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, onde imprimiu com sua força, dinamismo e brilho o êxito dessa instituição educacional que se mantém na liderança artística nacional há mais de 50 anos. Pelo Conservatório Brasileiro de Música, passaram grandes nomes de compositores e intérpretes fazem a história da música brasileira dos nossos dias.

Lorenzo Fernândez casou-se com Irene Sotto e deixou dois filhos, Oscar e Marina. Seu sucesso maior foi o do reisado do pastoreio, suíte em três partes que contém o famoso batuque que encantou Toscanini e Koussevitzky.

O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Lornândez, inaugurado em 14 de março de 1961, foi nomeado em sua homenagem.

Como professor e educador, deixou saudades. Como criador, permanece vivo.

Continua querendo mais informações? Leia aqui

Back to top of page