page-header

Cordas

Cavaquinho
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Instrumento de cordas pinçadas. afinadas normalmente em ré-sol-si-ré. De origem portuguesa, som agudo, também é conhecido como “braguinha”. Com a flauta e o violão, forma historicamente, no Brasil, o conjunto básico para a execução dos chorinhos.
  • Em breve
    Em breve.
Ukulelê
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Pequena guitarra de quatro cordas, oriunda do Havaí, para onde foi levada no final do século XIX por imigrantes da ilha da Madeira. Seu pequeno tamanho baixo custo e peso reduzido, combinados com uma afinação simples, contribuíram para sua ampla difusão como instrumento portátil para o acompanhamento de canções populares.
  • Em breve
    Em breve.
Contrabaixo
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Entre os instrumentos de arco, é o maior e de sonoridade mais grave.

    O contrabaixo moderno tem quatro ou cindo cordas e é frequentemente afinado a uma oitava abaixo do violoncelo.

    Na orquestra, proporciona força, peso e fundamento rítmico.

  • Em breve
    Em breve.
Baixo Elétrico
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    O baixo elétrico é um instrumento elétrico de cordas dedilhadas semelhante à guitarra elétrica.

    Possui também diversos formatos e, assim como a guitarra, normalmente seu corpo é sólido e possui braço com trastes. O número de cordas pode variar, mas a grande maioria dos baixos elétricos é constituída de 4 cordas.

    A anotação das notas musicais deve ser feita em transposição de uma oitava acima, relativamente ao som que o baixo deve emitir. Isto é, o som do baixo quando escrito em uma partitura para baixo, vai soar uma oitava mais grave do que as notas escritas na pauta.

  • Em breve
    Em breve.
Guitarra
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    A guitarra elétrica é um instrumento musical semelhante ao violão espanhol comum, de seis cordas simples.

    Seu corpo, porém, pode ser maciço, semioco ou oco, e é sempre dotado de aparelhagem elétrica para fazer ressoar seu som, e ao contrário do violão, utiliza apenas cordas de aço.

    Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um amplificador que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo amplificador. Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.

  • Marcel Gil
    Músico licenciado pela Universidade Católica de Petrópolis.

    Atua como guitarrista há 12 anos, passando por bandas de gêneros e estilos diversos desde Sertanejo ao Heavy Metal, incluindo um grupo de música popular UCPJazz, no qual fez parte durante sua jornada acadêmica, que lhe proporcionou grande experiência no seu instrumento, principalmente na área de improvisação, no qual foi o tema do seu trabalho de conclusão de curso.

    Desde de 2020 com o início da pandemia, Marcel vem atuando no âmbito digital, o que lhe possibilitou alcançar novos alunos em outros estados e até mesmo em outros países, experiência esta que fez o músico enxergar novas maneiras de ensinar.

Violão Popular
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Instrumento mais popular do grupo das cordas dedilhadas, o violão tem seu corpo no formato do algarismo 8, herança de um de seus precursores, a vihuela. No tampo do corpo do violão há um orifício circular chamado “boca” e ainda está colado a ele o braço do instrumento. No braço há trastes e em sua extremidade estão as cravelhas para a afinação. Possui seis cordas que reproduzem seis notas.

    Hoje o violão é muito usado na música popular como em grupos de choro, MPB, rock, sertanejo, mas também pode ser utilizado para tocar música clássica.

  • Em breve
    Em breve.
Violão Clássico
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    A história do violão começa com a vihuela, que surgiu no século 15, na Península Ibérica, primeiro instrumento dedilhado com formato de 8 da história ocidental. Além dela, os precursores do violão também são: a guitarra renascentista, com quatro cordas, a guitarra barroca, com cinco e, finalmente, a guitarra romântica, com seis. Esta é considerada o precursor direto do violão.

    Essa classificação conduz ao repertório e técnicas escolhidas para a execução da música clássica.

  • Juarez

    Começou a selecionar na década de 1960 ajudando seu primeiro professor, Joaquim Barros Wanderley; em 1967, foi estudar no CBM, com o professor Roberto Silva; de 1968 a 1993 lecionou no departamento do CBM no Colégio da Imaculada Conceição; em 1970, com a ausência do citado Mestre Roberto Silva, assumiu as cadeiras de Violão do Conservatório, da Academia e do Conservatório de Música do Estado do Rio.

    Reformou os programas do Curso Técnico do CBM e da AMLF. Em 1983, criou o Curso de Graduação da Academia, e 1986, ajudou a criar o mesmo curso no Conservatório.

Violino
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    O participante soprano da família dos instrumentos de arco é um dos instrumentos mais versáteis e duradouros da história da música.

    Sua capacidade para o som sustentado é notável e dificilmente outro instrumento consegue igualar sua gama de expressão e intensidade. Pode produzir todos os semitons cromáticos (e até microtons) abrangendo uma extensão de mais de quatro oitavas, sendo também capaz de produzir acordes.

  • Lucas Ferreira
    1º Violino da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, participações nas orquestras Petrobras Sinfônica e OSB, líder de naipe VII Festival Internacional De Música Erudita de Piracicaba.

    Shows ao vivo e gravações (DVD) com os artistas: Davi Sacer, Elaine Martins, Marcelo Nascimento, Toque no Altar, Giselle Di Mene, Rose Nascimento, Batista de Nova Jerusalém, Nani Azevedo, Pique Novo, Beth Carvalho, Waguinho, Roupa Nova, Jamelão, Titãs e Roberto Carlos.

Viola
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Instrumento de arco, com trastes, geralmente apoiado no ombro, como o violino. Surgiu na Europa (provavelmente na Espanha, oriundo do norte da África), ficando depois considerado como um dos instrumentos mais difundidos do Renascimento e do Barroco, muito utilizado na música em conjunto.

    Foi provavelmenteno século XVI que a viola encontrou sua forma padrão. A maioria das violas tem quatro cordas, o arco é levemente convexo e é empunhado com a mão abaixo do nível do ombro. Os dedos controlam a tensão dos fios de crina no arco.

  • Em breve
    Em breve.
Violoncelo
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    É o instrumento baixo da família do violino, geralmente abreviado como “cello”. Teve origem no início do século XVI, sendo sua fonte mais antiga o ano de 1529. A afinação do instrumento utiliza as notas dó-sol-ré-lá.

    O violoncelo é tocado com apoio nos joelhos, até que o espigão proporcionou maior confiança ao executante e também uma sonoridade mais plena. Importantes compositores utilizaram o cello em suas orquestrações: Beethoven, Bach, Mendelssohn, Chopin, Brahms, Kodály, Schumann, Elgar, Britten e outros.

  • Vanja Dee
    Iniciou seus estudos de música em Brasília e logo em seguida mudou-se para o Rio de Janeiro dando continuidade aos estudos de violoncelo na Escola de Música Vila Lobos. Ingressou na UFRJ na década de 1980, estudando violoncelo.

    Terminou o curso de Licenciatura em Música pela UNI-RIO em 1990. Fez um curso de extensão de violoncelo na University of Miami, tocando na orquestra desta universidade e no quarteto.

    Atuou tocando violoncelo em vários grupos de câmera, como o Conjunto Aulos, Brasil Barroco, orquestra de câmera da UNI-RIO, dentre outros, atuando também em quartetos e trios. Tocou na Orquestra da UFRJ, Orquestra Jovem da FUNART, Orquestra Pro Música (da Petrobras) –atual Petrobras Sinfônica, Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, Orquestra da UFF dentre outras.

    Na área da educação atuou dando aulas de violoncelo na FAETEC. No projeto Aprendiz- Niterói, no Conservatório Brasileiro de Música (Tijuca), Igreja Batista Memorial da Tijuca, ONG’S, aulas particulares e atuou no projeto Orquestra nas Escolas. Além da academia, atua como professora de música na Prefeitura do Rio de Janeiro e deu aulas no IBEC.

background
Escolheu o curso que quer fazer?
Informe abaixo que entraremos em contato!

    Importante: Nós não compartilharemos os dados acima com ninguém.

    Back to top of page