page-header

Piano, Teclado, Sanfona e Órgão

Piano
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Instrumento de teclado que se distingue pelo fato de suas cordas serem percutidas por martelos.

    Desempenhou papel fundamental na vida musical profissional e doméstica a partir da segunda metade do século XVIII, não apenas porque pode fazer soar dez ou mais notas de uma só vez, e assim permitir a execução de praticamente qualquer tipo de peça da música ocidental.

  • Alexandre Rios

    Com vasta experiência musical, iniciou seus estudos aos 6 anos com a professora Maria Lucila Guimarães Junqueira e atualmente é aluno da classe de performance da professora Midori Maeshiro na UFRJ.

    Além de atuar como pianista acompanhador e solista, também leciona teoria musical em projetos sociais.

  • Bruno Fonseca

    Começou seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Música Popular. Possui formação técnica em Piano Erudito pela E. M. Villa-lobos, estudou Harmonia Funcional com Ronaldo Diamante e Piano Erudito com Cláudio Vettori. Estuda Licenciatura em Música na Faculdade Claretiano.

    Iniciando sua carreira de pianista profissional em 2013, gravou um disco com a cantora de jazz Carmen Bartoly. Em 2014, participou do “Almoço Musical”, projeto realizado pelo SESC, juntamente com a cantora Carmen Bartoly. Foi também destaque em uma matéria da “Teclas e Afins”, a maior revista digital especializada em teclados do Brasil.

    Já se apresentou nos melhores restaurantes e hotéis de Teresópolis, atuando hoje como pianista fixo dos restaurantes Viva Itália e Imbuhy.

    Dedica-se a realizar shows homenageando grandes nomes da música. Já apresentou os seguintes shows: Tributo a Cole Porter, Tributo a Tom e Vinícius, Bruno Fonseca interpreta Cartola, Bruno Fonseca interpreta Chico Buarque, Tributo a Luiz Eça e A Música de Gilberto Gil.

    Além da AMLF, atualmente é professor de Piano, Teoria Musical e Prática de Conjunto da E. M. Villa-lobos (Polo Teresópolis). Também trabalha como pianista correpetidor da Igreja Batista Serrana.

  • Denise Borborema
    Doutoranda em Educação pela FUNIBER desde 2021, Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), também é Bacharel em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (1979) e Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

    Atualmente também é professora do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, Regência Coral e Orquestral e Composição Musical.

  • Domitila Ballesteros
    Em breve.
  • Elizabete da Silva
    Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ com a dissertação -A temática religiosa em Le Rosaire de Medjugorjie – Icone Sonore pour piano de Almeida Prado, obra gravada em CD pela pianista.

    Bacharel e Licenciatura em piano pela Escola de Música da UFRJ na classe da Professora e Pianista Miriam Ramos. Master class com os professores Benigno Benigni, Sergei Dorenski, Arnaldo Cohen.

    Prêmio “Medalha de Ouro” em 1990 pela Escola de Música da UFRJ. Premiada em vários Concursos Nacionais.

    Tem se apresentado como pianista e camerista nas principais salas de concerto.

    Pianista do Museu Villa-Lobos e do Museu Nacional de Belas Artes.

    Desenvolve intensa atividade pedagógica. É professora de piano, teclado e teoria da Academia Lorenzo Fernandez.

  • Nieves Rato
    Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais no curso técnico em piano da Escola de Música da UFRJ, na prestigiosa classe da prof. Marysa Maia.

    Formada pelo Centro de Filosofia de Ciências Humanas / CFCH no curso de Educação Artística Habilitação – Música, leciona desde a década de 70 nas principais Escolas de Ensino da rede Estadual / Federal e particulares CAP/UFRJ, CAP / UERJ / Colégio Andrews / Colégio Anglo-Americano / Instituto Educacional São Fernando / Escola Corcovado e desde 2003 desenvolve intenso trabalho no Curso José de Anchieta – Musicalização através da Flauta Doce e Piano para Crianças Especiais.

Piano Popular
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Entende-se como música popular toda música que não é clássica: pop, rock, jazz, blues, samba, bossa-nova, MPB, gospel, música de cinema, música de videogame, etc. Todos esses estilos musicais compartilham de uma mesma linguagem: as cifras. Um pianista formado por um curso de piano popular é tão bom quanto um formado por um curso de piano clássico., tendo como diferença a técnica que aprende.

    Única coisa que altera a formação de ambos, é a técnica que cada um aprende. É importante que ele conheça muito bem de harmonia, acordes, ritmos e tenha muita criatividade.

  • Alexandre Rios

    Com vasta experiência musical, iniciou seus estudos aos 6 anos com a professora Maria Lucila Guimarães Junqueira e atualmente é aluno da classe de performance da professora Midori Maeshiro na UFRJ.

    Além de atuar como pianista acompanhador e solista, também leciona teoria musical em projetos sociais.

  • Bruno Fonseca

    Começou seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Música Popular. Possui formação técnica em Piano Erudito pela E. M. Villa-lobos, estudou Harmonia Funcional com Ronaldo Diamante e Piano Erudito com Cláudio Vettori. Estuda Licenciatura em Música na Faculdade Claretiano.

    Iniciando sua carreira de pianista profissional em 2013, gravou um disco com a cantora de jazz Carmen Bartoly. Em 2014, participou do “Almoço Musical”, projeto realizado pelo SESC, juntamente com a cantora Carmen Bartoly. Foi também destaque em uma matéria da “Teclas e Afins”, a maior revista digital especializada em teclados do Brasil.

    Já se apresentou nos melhores restaurantes e hotéis de Teresópolis, atuando hoje como pianista fixo dos restaurantes Viva Itália e Imbuhy.

    Dedica-se a realizar shows homenageando grandes nomes da música. Já apresentou os seguintes shows: Tributo a Cole Porter, Tributo a Tom e Vinícius, Bruno Fonseca interpreta Cartola, Bruno Fonseca interpreta Chico Buarque, Tributo a Luiz Eça e A Música de Gilberto Gil.

    Além da AMLF, atualmente é professor de Piano, Teoria Musical e Prática de Conjunto da E. M. Villa-lobos (Polo Teresópolis). Também trabalha como pianista correpetidor da Igreja Batista Serrana.

  • Denise Borborema
    Doutoranda em Educação pela FUNIBER desde 2021, Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), também é Bacharel em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (1979) e Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

    Atualmente também é professora do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, Regência Coral e Orquestral e Composição Musical.

  • Domitila Ballesteros
    Em breve.
  • Elizabete da Silva
    Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ com a dissertação -A temática religiosa em Le Rosaire de Medjugorjie – Icone Sonore pour piano de Almeida Prado, obra gravada em CD pela pianista.

    Bacharel e Licenciatura em piano pela Escola de Música da UFRJ na classe da Professora e Pianista Miriam Ramos. Master class com os professores Benigno Benigni, Sergei Dorenski, Arnaldo Cohen.

    Prêmio “Medalha de Ouro” em 1990 pela Escola de Música da UFRJ. Premiada em vários Concursos Nacionais.

    Tem se apresentado como pianista e camerista nas principais salas de concerto.

    Pianista do Museu Villa-Lobos e do Museu Nacional de Belas Artes.

    Desenvolve intensa atividade pedagógica. É professora de piano, teclado e teoria da Academia Lorenzo Fernandez.

  • Nieves Rato
    Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais no curso técnico em piano da Escola de Música da UFRJ, na prestigiosa classe da prof. Marysa Maia.

    Formada pelo Centro de Filosofia de Ciências Humanas / CFCH no curso de Educação Artística Habilitação – Música, leciona desde a década de 70 nas principais Escolas de Ensino da rede Estadual / Federal e particulares CAP/UFRJ, CAP / UERJ / Colégio Andrews / Colégio Anglo-Americano / Instituto Educacional São Fernando / Escola Corcovado e desde 2003 desenvolve intenso trabalho no Curso José de Anchieta – Musicalização através da Flauta Doce e Piano para Crianças Especiais.

Sanfona
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    O acordeão (no Brasil também denominado sanfona, acordeon e gaita) é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmónicas de madeira. É um instrumento de tecla.

    Foi trazido ao Brasil por colonizadores e imigrantes europeus, especialmente italianos e alemães, que se instalaram no sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O primeiro instrumento trazido tinha o nome de “Concertina” e era um acordeão Cromático de 120 botões.

    Apesar de ser o instrumento de símbolo oficial do Rio Grande do Sul, tornou-se popular também no nordeste e centro–oeste do Brasil. Os primeiros gêneros (fado, valsa, polca, bugiu, caijun etc.) retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis, porém, no Nordeste (onde o acordeão é conhecido como sanfona), desde o início do século XX, mais precisamente com a construção da malha ferroviária brasileira pelos ingleses, deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico do nordeste brasileiro, no qual um dos principais instrumentos musicais é o acordeão.

  • Tibor Fittel
    Pianista, acordeonista, compositor e arranjador. Bacharel em Piano pela UFRJ, com Mestrado em Ensino das Práticas Musicais na UNIRIO, cuja pesquisa teve como foco um álbum de canções de câmara, árias de ópera e oratório para acordeon e voz, que pode ser adquirido no link Álbum de canções de câmara, árias de ópera e oratório: transcrições para acordeon e voz. Produto de mestrado do PROEMUS, UNIRIO eBook.

    Compõe música para teatro e cinema, atuando no universo da música de concerto e dialogando com a música popular, o jazz, a bossa nova, o choro entre outros.

    Fez orquestração e arranjos da ópera “Il Pigmalione”, de Donizetti, e para o projeto “Vertentes Modernistas”, ambos com apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Assina trilha, arranjos e direção musical de Carmim, o musical, com canções de Lamartine Babo. Escreveu trilha para o curta-metragem Casa Segura e para o longa-metragem O brilho dos meus olhos, do cineasta Allan Ribeiro.

    Gravou todas as sanfonas do documentário exibido pela Globoplay da artista Juliette Freire, ganhadora do Big Brother Brasil 2021. Alguns dos nossos trabalhos podem ser vistos em: Tibor Fittel (@tiborfittel).

Teclado
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    O teclado é um instrumento musical de teclas temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons. O músico que executa instrumentos de teclado chama-se tecladista (português brasileiro).

    O número de teclas nos teclados atuais pode variar de acordo com o fabricante, pois não há um padrão, ainda que sejam bastante comuns as quantidades de 49, 61, 76 e 88 teclas em instrumentos de várias marcas.

  • Alexandre Rios

    Com vasta experiência musical, iniciou seus estudos aos 6 anos com a professora Maria Lucila Guimarães Junqueira e atualmente é aluno da classe de performance da professora Midori Maeshiro na UFRJ.

    Além de atuar como pianista acompanhador e solista, também leciona teoria musical em projetos sociais.

  • Bruno Fonseca

    Começou seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Música Popular. Possui formação técnica em Piano Erudito pela E. M. Villa-lobos, estudou Harmonia Funcional com Ronaldo Diamante e Piano Erudito com Cláudio Vettori. Estuda Licenciatura em Música na Faculdade Claretiano.

    Iniciando sua carreira de pianista profissional em 2013, gravou um disco com a cantora de jazz Carmen Bartoly. Em 2014, participou do “Almoço Musical”, projeto realizado pelo SESC, juntamente com a cantora Carmen Bartoly. Foi também destaque em uma matéria da “Teclas e Afins”, a maior revista digital especializada em teclados do Brasil.

    Já se apresentou nos melhores restaurantes e hotéis de Teresópolis, atuando hoje como pianista fixo dos restaurantes Viva Itália e Imbuhy.

    Dedica-se a realizar shows homenageando grandes nomes da música. Já apresentou os seguintes shows: Tributo a Cole Porter, Tributo a Tom e Vinícius, Bruno Fonseca interpreta Cartola, Bruno Fonseca interpreta Chico Buarque, Tributo a Luiz Eça e A Música de Gilberto Gil.

    Além da AMLF, atualmente é professor de Piano, Teoria Musical e Prática de Conjunto da E. M. Villa-lobos (Polo Teresópolis). Também trabalha como pianista correpetidor da Igreja Batista Serrana.

  • Denise Borborema
    Doutoranda em Educação pela FUNIBER desde 2021, Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), também é Bacharel em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (1979) e Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

    Atualmente também é professora do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, Regência Coral e Orquestral e Composição Musical.

  • Domitila Ballesteros
    Em breve.
  • Elizabete da Silva
    Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ com a dissertação -A temática religiosa em Le Rosaire de Medjugorjie – Icone Sonore pour piano de Almeida Prado, obra gravada em CD pela pianista.

    Bacharel e Licenciatura em piano pela Escola de Música da UFRJ na classe da Professora e Pianista Miriam Ramos. Master class com os professores Benigno Benigni, Sergei Dorenski, Arnaldo Cohen.

    Prêmio “Medalha de Ouro” em 1990 pela Escola de Música da UFRJ. Premiada em vários Concursos Nacionais.

    Tem se apresentado como pianista e camerista nas principais salas de concerto.

    Pianista do Museu Villa-Lobos e do Museu Nacional de Belas Artes.

    Desenvolve intensa atividade pedagógica. É professora de piano, teclado e teoria da Academia Lorenzo Fernandez.

  • Nieves Rato
    Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais no curso técnico em piano da Escola de Música da UFRJ, na prestigiosa classe da prof. Marysa Maia.

    Formada pelo Centro de Filosofia de Ciências Humanas / CFCH no curso de Educação Artística Habilitação – Música, leciona desde a década de 70 nas principais Escolas de Ensino da rede Estadual / Federal e particulares CAP/UFRJ, CAP / UERJ / Colégio Andrews / Colégio Anglo-Americano / Instituto Educacional São Fernando / Escola Corcovado e desde 2003 desenvolve intenso trabalho no Curso José de Anchieta – Musicalização através da Flauta Doce e Piano para Crianças Especiais.

Órgão
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Instrumento de sopro, consistindo de uma ou mais séries de tubos individuais formando escalas cromáticas. O ar sob pressão tem acesso aos tubos, que fazem soar, através de válvulas operadas a partir de um ou mais teclados.

    A maioria dos órgãos tem vários registros que, quando acionados, permitem que uma ou mais fileiras de tubos possam ser usadas. Os tubos labiais são o tipo mais comum feitos de diversas ligas de metais.

    As famílias tímbricas, acionadas pelo mecanismo de puxadores são determinadas pelos diâmetros dos tubos em relação ao seu comprimento. Apresentam em sua estrutura, a pedaleira que é um teclado a ser tocado com os pés.

  • Regina Lacerda
    Em breve.
background
Escolheu o curso que quer fazer?
Informe abaixo que entraremos em contato!

    Importante: Nós não compartilharemos os dados acima com ninguém.

    Back to top of page