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Outros Cursos

Teoria musical
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    A Música é uma manifestação artística e cultural que resulta da expressão de sentimentos através de sons e silêncios, sendo também uma linguagem lógica e científica, uma forma de comunicação.

    A Teoria “alfabetiza” através de símbolos musicais, que representam os conceitos integrantes da Música: altura, duração, intensidade, timbre, andamento, agógica, dinâmica, organização estrutural, estabelecendo símbolos para representar a ideia musical.

    Este curso é o eixo central da aprendizagem musical, nos cursos Livre e Básico. No Curso Técnico, é renomeado como Percepção Musical.

  • Alexandre Rios
    Com vasta experiência musical, iniciou seus estudos aos 6 anos com a professora Maria Lucila Guimarães Junqueira e atualmente é aluno da classe de performance da professora Midori Maeshiro na UFRJ.

    Além de atuar como pianista acompanhador e solista, também leciona teoria musical em projetos sociais.

  • Elisabete da Silva
    Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ com a dissertação -A temática religiosa em Le Rosaire de Medjugorjie – Icone Sonore pour piano de Almeida Prado, obra gravada em CD pela pianista.

    Bacharel e Licenciatura em piano pela Escola de Música da UFRJ na classe da Professora e Pianista Miriam Ramos. Master class com os professores Benigno Benigni, Sergei Dorenski, Arnaldo Cohen.

    Prêmio “Medalha de Ouro” em 1990 pela Escola de Música da UFRJ. Premiada em vários Concursos Nacionais.

    Tem se apresentado como pianista e camerista nas principais salas de concerto.

    Pianista do Museu Villa-Lobos e do Museu Nacional de Belas Artes.

    Desenvolve intensa atividade pedagógica. É professora de piano, teclado e teoria da Academia Lorenzo Fernandez.

Harmonia musical
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Em música, a Harmonia é o campo que estuda as relações de encadeamento dos sons simultâneos (acordes). Tradicionalmente, obedece a uma série de normas que se originam nos processos composicionais efetivamente praticados pelos compositores da tradição europeia, entre o período do fim da Renascença ao fim do século XIX.

    A harmonia se articula com a organização interna do sistema tonal, que estrutura uma série específica de acordes que formam o denominado campo harmônico, e os hierarquiza num conjunto de relações e funções.

    Temos a noção estrutural dos acordes que se baseiam na sobreposição das notas da tonalidade utilizando o intervalo de terça como gerador e, por outro lado, a noção funcional de que cada acorde desempenha uma função específica dentro do sistema tonal.

  • Alexandre Rios
    Com vasta experiência musical, iniciou seus estudos aos 6 anos com a professora Maria Lucila Guimarães Junqueira e atualmente é aluno da classe de performance da professora Midori Maeshiro na UFRJ.

    Além de atuar como pianista acompanhador e solista, também leciona teoria musical em projetos sociais.

  • Denise Borborema
    Doutoranda em Educação pela FUNIBER desde 2021, Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), também é Bacharel em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (1979) e Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

    Atualmente também é professora do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, Regência Coral e Orquestral e Composição Musical.

  • Elisabete da Silva
    Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ com a dissertação -A temática religiosa em Le Rosaire de Medjugorjie – Icone Sonore pour piano de Almeida Prado, obra gravada em CD pela pianista.

    Bacharel e Licenciatura em piano pela Escola de Música da UFRJ na classe da Professora e Pianista Miriam Ramos. Master class com os professores Benigno Benigni, Sergei Dorenski, Arnaldo Cohen.

    Prêmio “Medalha de Ouro” em 1990 pela Escola de Música da UFRJ. Premiada em vários Concursos Nacionais.

    Tem se apresentado como pianista e camerista nas principais salas de concerto.

    Pianista do Museu Villa-Lobos e do Museu Nacional de Belas Artes.

    Desenvolve intensa atividade pedagógica. É professora de piano, teclado e teoria da Academia Lorenzo Fernandez.

Regência Coral e Instrumental
Livre, básico ou técnico
  • Sobre
    Regência é a arte ou técnica de condução e unificação estética de grupos musicais vocais ou instrumentais, através de movimentação gestual. A regência é uma atividade que envolve diversos aspectos: musicais, gestuais, vocais, psicopedagógico e psicológicas.

    O/a regente deve representar e promover a unidade da expressão artístico-musical de um grupo de pessoas, mesmo que elas tenham habilidades artísticas heterogêneas. Para isso, precisa se preparar nos aspectos musicais: bom domínio da partitura, percepção sonora apurada para poder distinguir aquilo que estará conduzindo, conhecimento e compreensão de estilos, gêneros, autores, épocas, questões de contraponto, harmonia e análise musical, etc.

  • Denise Borborema
    Doutoranda em Educação pela FUNIBER desde 2021, Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), também é Bacharel em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (1979) e Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

    Atualmente também é professora do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, Regência Coral e Orquestral e Composição Musical.

  • Domitila Ballesteros
    Em breve.
  • Patrícia Lucas

    Mestre em Ministério Cristão pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida – SBPV / Atibaia, SP e bacharel em música pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro – FABAT.

    Comunicadora da rádio, professora de música, regente coral, diretora musical, ministra de música, professora de clarinete e linguagem musical, regente de banda de fanfarra entre outros.

Música para igreja
Livre e básico
  • Sobre
    Do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação, obedecendo os princípios éticos. Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas ou designa a assembleia litúrgica, mas também a comunidade local ou toda a comunidade universal dos crentes.

    Liturgia é o desenvolvimento do culto e inclui várias linguagens: a palavra, artes, e principalmente a música, que são meios para a expressão da devoção.

    O curso acontecerá nas etapas do curso Livre (duração de um ou dois semestres), Básico (duração de um ano) e Técnico (futuramente, com duração de um ano e meio).

  • Denise Borborema
    Doutoranda em Educação pela FUNIBER desde 2021, Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), também é Bacharel em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Bacharel em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (1979) e Licenciada em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

    Atualmente também é professora do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Educação Musical, Regência Coral e Orquestral e Composição Musical.

  • Domitila Ballesteros
    Em breve.
Preparatório para provas
do Coro do TMRJ, orquestras sinfônicas, bandas militares e vestibulares para graduação
  • Sobre
    Quem já passou por qualquer processo seletivo sabe bem que não se trata exclusivamente de fazer uma prova. Não é tão simples assim.

    É preciso que o candidato não só seja preparado de forma objetiva para atender às exigências de um determinado edital, mas também que ele tenha total consciência do que irá encontrar na ocupação desejada.

    Em outras palavras: é essencial que o candidato esteja preparado para a prova, naturalmente, mas que também esteja devidamente orientado para a vida profissional ou, no caso daqueles candidatos a uma vaga num curso superior em música, para ter um bom aproveitamento e desempenho acadêmico.

  • Alexandre Rios
    Com vasta experiência musical, iniciou seus estudos aos 6 anos com a professora Maria Lucila Guimarães Junqueira e atualmente é aluno da classe de performance da professora Midori Maeshiro na UFRJ.

    Além de atuar como pianista acompanhador e solista, também leciona teoria musical em projetos sociais.

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